29 de abr. de 2009

Gripe suína - como evitar

Pessoal, sei que esse assunto está meio saturado mas, é de extrema importância sabermos prevenir e o que fazer em caso de contato com o vírus...

O vírus da gripe suína é transmitido através do contato direto com o porco infectado. Os casos são mais comuns em populações rurais. Segundo o infectologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Edmilson Migowski, consumir a carne cozida e bem higienizada não oferece riscos.

TRANSMISSÃO - O contágio entre humanos se dá através do contato com a pessoa infectada, pois o vírus não fica em suspensão no ar. “O contágio ocorre quando a pessoa infectada tosse ou espirra e as gotículas de saliva atingem outra pessoa. Além disso, o contato com as mãos da pessoa doente também pode transmitir a gripe suína”, informou a infectologista Andréia D´Ávila Freitas.

COMO EVITAR - Usar sempre lenço ao assoar o nariz e tossir, estar com as mãos sempre limpas, estar a uma distância maior do que 90 centímetros da pessoa infectada.

SINTOMAS - Febre repentina, superior a 38 graus, acompanhada de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse, dificuldade respiratória, dor de cabeça, musculares e nas articulações. Pessoas que preencham a definição e que vieram do México ou das áreas afetadas nos Estados Unidos e no Canadá, nos últimos 10 dias, devem procurar atendimento médico e informar o roteiro de viagem.

TRATAMENTO - O tratamento é feito, normalmente, através de medicamentos antivirais.

DISQUE-SAÚDE
Atendentes do Disque-Saúde (0800 61 1997) podem tirar mais dúvidas.

VACINA - Ainda não existe uma vacina contra esse tipo de gripe. A dose contra a gripe sazonal (aplicada anualmente em idosos) protege apenas contra a gripe humana. Medicamentos podem tratar paciente com a doença.


VIAGEM CANCELADA: REEMBOLSO
O Código de Defesa do Consumidor garante ao passageiro receber de volta o valor total que pagou à empresa de turismo, caso desista de viajar pelo risco de contágio. “Outra opção é trocar por nova data ou novo destino”, diz o advogado Bruno Pinho Gomes.

Nenhum comentário: