3 de jun. de 2009

Dica Cultural

Minha dica cultural hoje vai para o livro do meu amigo Claudio Carneiro.
Jornalista, Claudio Carneiro lança um livro contando histórias sobre os personagens e fatos que dão nome às ruas do Rio de Janeiro.
“Nas ruas e esquinas do Rio” reúne 700 verbetes.
O livro conta, de forma descontraída, grande parte da história de nossa cidade. Repórter aéreo de três emissoras de rádio – com quatro mil horas de vôo – o jornalista sentiu a curiosidade de pesquisar as particularidades de nossas ruas, bairros e, até mesmo, de nossa história. O livro é uma empreitada do autor e somente pode ser adquirido no site www.corifeu.com.br


“Nas ruas e esquinas do Rio” não tem a pretensão de fazer registros históricos ou pesquisas elaboradas. Ele tem o mero objetivo de apresentar os personagens que ousaram em determinado momento de suas vidas e os fatos que mudaram a rotina, a cara da cidade ou mesmo do país. O texto é propositalmente leve e bem humorado. O leitor vai descobrir, por exemplo, que nosso mais genial inventor não era exatamente um “pé de coelho” e que os autores do Hino Nacional Brasileiro nunca se viram. E mais: a cantora brasileira de maior sucesso no exterior era portuguesa; o grande nome do tango argentino era francês; o vulcão Vesúvio engoliu um jornalista brasileiro; o almirante negro do samba “O mestre-sala dos mares” era, na verdade, um marujo.



Mas não é só: a ideia de usar o álcool como combustível surgiu 60 anos antes de ser posta em prática. Você desconfiava que o maior poeta português era astrólogo? Que a estátua do Cristo Redentor – maravilha! - não teria os braços abertos? Que o primeiro jornal brasileiro foi publicado em Londres e existe até hoje? E que somente 18 homens pisaram na lua?

E você?
O que está esperando?
Adquira já o seu!!!

Nenhum comentário: